Wix vs WordPress: qual você deve escolher para SEO
*Por Fernando Santos, especialista em SEO para Aceká Marketing Digital.
Wix e WordPress são duas plataformas muito diferentes, cada uma com seus prós e contras. Nesse artigo vamos abordar as seguintes questões:
Qual plataforma é boa para iniciantes?
Qual deles dá a você controle total sobre seu site?
Um tem mais flexibilidade do que o outro para e-commerce?
Quem possui seus dados? Você ou a Plataforma?
Qual plataforma é a mais fácil de manter ao longo do tempo?
Qual plataforma é a mais barata, Wix ou WordPress?
Qual é a mehor plataforma quando se trata de SEO?
Wix vs WordPress: Visão geral
Antes de entrarmos em detalhes específicos sobre ambas, vamos discutir a filosofia básica que cada solução traz. Apesar de suas diferenças, a Wix e o WordPress possuem equilíbrio entre dois conceitos:
Simplicidade e acessibilidade para iniciantes
Flexibilidade e facilidade de customização
O Wix, no entanto, decidiu sacrificar alguma flexibilidade para criar uma experiência de construção de sites que facilite até mesmo para
quem não entende nada de programação ou design a criação de um site funcional.
Já o WordPress, por outro lado, sacrifica um pouco a facilidade de uso para permitir que você personalize 100% do seu site.
Além dessas diferenças fundamentais, existem também algumas outras diferenças que consideramos importantes como:
Propriedade de dados
Manutenção do site
Preço
Com qual plataforma é mais fácil construir um site?
Nesse quesito o Wix é o vencedor. O Wix não é tão flexível depois que você cria esse site básico, mas é uma ótima solução para criar um site simples e estático rapidamente.
O WordPress ainda é bastante fácil - mas você precisará superar alguns obstáculos quando se trata de hospedar seu site, e é um pouco mais complicado de configurar, daí às vezes a necessidade de uma empresa ou um profissional capacitado para fazê-lo
Fazendo site no Wix
Primeiro, você se inscreve. Em seguida, você escolhe o tipo de site que deseja criar:
E depois de escolher o seu modelo, você é enviado diretamente para o Editor Wix, onde pode facilmente alterar o texto, as imagens e muito mais que precisar.
E quando terminar, tudo o que você faz é clicar em Publicar para colocar seu site no ar.
Todo o processo é simples e inegavelmente fácil para iniciantes presumindo que você goste dos modelos pré-construídos do Wix e não queira personalizar muito as coisas.
Criando site no WordPress
Enquanto com o Wix você pode se inscrever e começar a editar seu site imediatamente, o WordPress requer algumas etapas preliminares.
Antes de começar, você precisará se adquirir uma hospedagem e obter seu próprio nome de domínio. Embora essa seja uma etapa adicional, a maioria dos hosts hoje em dia torna o processo bastante simples –
Depois de instalar o WordPress (ou permitir que seu host instale o WordPress para você ), você está pronto para escolher um “tema” para gerenciar a aparência do seu site:
No WordPress, você pode encontrar temas gratuitos e pagos , e alguns temas também incluem algo chamado conteúdo “demo”, de forma que, assim como o Wix, você só precisa editar o conteúdo existente, em vez de criar seu site do zero.
Embora o WordPress não seja tão simples quanto o Wix, ainda é bastante fácil para quem não é desenvolvedor criar um site funcional e estático.
Quanto controle você tem sobre a funcionalidade do seu site?
Enquanto o Wix vence em relação à facilidade de uso, o WordPress dá de goleada quando se trata de flexibilidade e personalizações.
No Wix Se você deseja adicionar funcionalidade ao seu site Wix, dependerá principalmente do Wix App Market :
Essa área de aplicativos oferece mais flexibilidade para gerenciamento de funcionalidades mas ainda não chega perto de cobrir todas as coisas que você pode fazer com o WordPress.
Atualmente, o Wix App Market tem apenas 288 aplicativos no total.Além disso, você também está severamente limitado quando se trata de fazer seus próprios ajustes de código (ou ter um desenvolvedor fazendo ajustes de código para você).
Wix não permitir que você adicione código personalizado, mas apenas em um “ iFrame modo seguro ”, com uma série de restrições
Já com o WordPress, você tem muito mais flexibilidade em ambas as frentes.
Primeiro, vamos começar com os plug-ins. Os plug-ins do WordPress permitem adicionar novas funcionalidades ou ajustar as funcionalidades existentes sem a necessidade de conhecer nenhum código. Atualmente, o WordPress tem mais de 53.000 plug-ins gratuitos diferentes que você pode instalar , com milhares de plug-ins premium.
Quer integrar a mídia social ao seu site? Use um plugin de mídia social . O mesmo vale para gerenciamento de publicidade , formulários de contato , questionários , iframes e praticamente qualquer outra funcionalidade que você possa imaginar.
E se você deseja construir todo o seu conteúdo com a facilidade de uso do Editor Wix, você pode usar um dos muitos plug - ins do construtor de páginas como o Elementor:
Além disso, você (ou um desenvolvedor) é livre para adicionar qualquer código personalizado ao seu site, o que lhe dá ainda mais flexibilidade. Ao contrário do Wix, você não precisa enfrentar nenhuma limitação de código.
Quem controla seus dados em cada plataforma?
Embora a curto prazo possa não ser uma consideração importante para iniciantes, a propriedade dos dados deve ser um fator importante em sua decisão final. Por propriedade de dados, queremos dizer coisas como:
Você pode baixar uma cópia do seu conteúdo?
Você pode mover facilmente seu conteúdo para outro construtor de sites?
Com relação à propriedade dos dados, o WordPress é o vencedor claro.
Wix
Seu site Wix e todo o seu conteúdo é hospedados exclusivamente nos servidores Wix e não podem ser transferidos para outro lugar.
Especificamente, não é possível exportar ou incorporar arquivos, páginas ou sites, criados usando o Editor Wix ou ADI, para outro destino externo ou host.
Então sim. Isso deve ser um grande sinal de alerta se você estiver preocupado com a propriedade dos dados.
WordPress
Com o WordPress, você está sempre no controle total de todos os seus dados. Você pode baixar ou manipular 100% dos dados do seu site e exportar / importar usuários do WordPress porque você controla tudo.
Como cada plataforma lida com a manutenção contínua?
Embora o ecossistema fechado do Wix não seja ótimo para propriedade ou flexibilidade de dados, o principal benefício é que ele praticamente elimina a necessidade de você lidar com manutenção e segurança.
Com o WordPress, você precisará cuidar dessas coisas sozinho ou encontrar um host WordPress gerenciado com ênfase em segurança e manutenção.
Wix
Você não precisa fazer nada com o Wix - o Wix faz tudo para você. Você nunca precisará se preocupar com atualizações ou vulnerabilidades de segurança.
WordPress
As coisas são diferentes com o WordPress. Ou seja, você é responsável por coisas como:
Segurança
Atualização do software
Backup de seus dados
Quanto custa cada plataforma?
O Wix oferece planos mensais simples para que você sempre saiba exatamente quanto vai pagar. Com o WordPress, as coisas são um pouco mais complicadas. Em geral, um site WordPress provavelmente será mais barato a longo prazo (por causa do faturamento mensal fixo do Wix).
Wix
O Wix tem dois conjuntos de planos mensais, dependendo se você planeja ou não ter uma loja de comércio eletrônico. Este é o preço para sites Wix regulares:
WordPress
Com o WordPress, existem apenas dois custos fixos inevitáveis:
Hospedagem
Nome de domínio
Além disso, você também pode querer comprar alguns temas e / ou plug-ins premium. Eles não são necessários para executar um site WordPress , mas geralmente têm melhor funcionalidade, suporte e / ou designs.
Qual é melhor para SEO?
Este é um tópico muito controverso para muitos, já que alguns argumentarão que o Wix é melhor para SEO, enquanto outros, o WordPress. No entanto, se retirarmos os dois, nenhum deles será tão diferente quando se trata dos fundamentos básicos do SEO-ON PAGE.
Ambos possuem:
Capacidade de alterar os títulos das páginas, meta descrições e tags H1-H6
Sitemaps podem ser gerados para um rastreamento mais rápido e fácil
Você pode adicionar tags alt às imagens em ambas as plataformas
URLs curtos e amigáveis são padrão
Amigo do celular
Você pode se conectar ao Google Search Console , Ferramentas do Bing para webmasters e Google Analytics , etc.
No que diz respeito ao SEO-OFF PAGE aquisição de backlink ou sinal social não importa muito qual o tipo de plataforma em que você está. A única área em que diríamos que o WordPress se destaca nessa área é a capacidade de ter mais controle. Isso inclui coisas como a velocidade do seu site e opções avançadas de indexação / rastreamento / bloqueio. Isso pode impactar diretamente o SEO e ganho de posicionamento.
Um recentemente a plataforma de análise Ahrefs divulgou um estudo sobre Wix vs WordPress SEO . Eles analisaram 6,4 milhões de domínios e descobriram que 46,1% dos sites WordPress tiveram algum tráfego orgânico. Em comparação, o Wix tinha apenas 1,4% de seus domínios recebendo tráfego orgânico.
No entanto, devido a muitos fatores, os dados são inconclusivos. Talvez mais trabalho de SEO esteja simplesmente sendo feito em sites WordPress ao invés de Wix, por exemplo.
De qualquer forma, o importante quando se trata de SEO, é realmente se concentrar não tanto na plataforma, mas na qualidade do conteúdo que você está publicando, na propagação nas mídias sociais e no trabalho de aquisição de backlinks que está sendo. Mas se fosse para escolher uma plataforma para SEO sem dúvida com o WordPress, você tem mais controle e autonomia nas decisões.
*Fernando Santos, além de trabalhar com a área de SEO aqui na Aceká, tem uma bagagem NINJA nessa área de atuação: trabalha em MARKETING DIGITAL desde 2010, com foco em aumento de tráfego , melhoria de posicionamento nos resultados de busca orgânica, AUMENTO DE VENDAS , CAPTAÇÃO DE LEADS para sites de diversos segmentos e lojas virtuais.
Se você é ou vier a ser nosso cliente, é ele que cria (ou vai criar) o planejamento de Marketing Digital e aplicação de técnicas SEO, análise da concorrência, gerenciamento e monitoramento com ferramentas de Análise Web para as suas campanhas. Tá em boas mãos, pode confiar!
Comments