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Quer vencer a crise? Se mostre

Mostra tua cara! A frase imortalizada na letra de Cazuza não é importante somente para evocar a nação contra desígnios espúrios, mas também para empresas que intencionem se sobressair em um mercado imerso na crise econômica e política pela qual passa o país.


Todo empresário que quiser se manter na crista da onda, com vendas em alta em um momento em que pouquíssimos estão dispostos a tirar a carteira do bolso, terá de investir em visibilidade. Ser a primeira marca lembrada quando o consumidor pensar em um determinado produto ou serviço é chave para conquistar sua atenção, o que já é meio caminho andado para a conquista de seu investimento.

Já comentei em outra coluna a importância do “que não é visto, não é lembrado”, e volto a enfatizar o ditado dada sua relevância no momento atual. O cenário é tenso: crise política, recessão econômica, insegurança dos investidores, incerteza do empresariado. Tudo temperado por um indigesto molho de tributos e burocracia cada vez mais picante.

Neste contexto, é necessário mais do que investir em imagem: é preciso garantir destaque, fazer o mercado saber de seus diferenciais e valores, e, principalmente, acreditar e apostar neles.

Uma das maneiras eficazes de fazer isso é investir em comunicação. Contar com profissionais para gerir a interação entre a empresa e os diversos públicos é fundamental para assegurar a geração e transmissão de mensagens efetivas, capazes de gerar resultados positivos.

Comunicar-se bem é colocar-se na vitrine, é posicionar-se à frente do mercado. Uma boa assessoria de imprensa pode impulsionar a empresa, seus serviços e produtos, por meio da conquista de espaços na mídia com a credibilidade da notícia.

Ser noticiada faz com que a marca apareça para o mercado e o faça falar sobre ela. Logo, é básico para conseguir um espaço VIP na memória do consumidor e atrai-lo.

Assim como a propaganda, o conteúdo noticioso também pode ser utilizado para gerar necessidades. Uma matéria publicada sobre os serviços que a empresa oferece, sobre seus lançamentos, sobre clientes que utilizam suas soluções e têm boas experiências, fala com o cliente, muitas vezes, ainda mais do que um anúncio pago, pois comunica de forma abrangente e creditada pelo crivo de um ou mais jornalistas que analisaram a pauta e somente a publicaram após atestar sua credibilidade.

A título de exemplo, vamos analisar somente uma ferramenta de comunicação neste contexto de geração de impacto: quando se noticia um caso de sucesso no uso de um produto ou serviço, se está contando ao mercado o sucesso trazido por uma marca a determinado cliente. E sucesso atrai atenção, afinal, quem não busca resultados positivos? Se a empresa/pessoa noticiada obteve tais resultados com certo fornecedor, outras o buscarão a procura dos mesmos.

Isso se chama “case”, e para que tenha conteúdo relevante, capaz de atrair a atenção da mídia e gerar publicações relevantes, precisa ser escrito por um profissional de comunicação. Apostar em assessoria qualificada para contar as histórias de sucesso de uma empresa é um passo mais do que acertado na direção da vitória.

Manter-se na crista da onda é um desafio e tanto no mercado atual. Vender quando poucos estão dispostos a comprar, convencer a investir quem está temeroso com os dias futuros, entregar soluções para problemas gerados pela crise e o cenário de mudanças e incertezas: tudo isso são incógnitas que devem gerar estratégias de ataque nas empresas dispostas a crescer em momento de retração. E tais estratégias devem se apoiar na boa comunicação para garantir os holofotes que trarão as vendas.

Mostra a tua cara, empresário. Se mostrar por meio de um plano bem estruturado de comunicação é galgar espaço entre os destaques do mercado, é abrir caminho e garantir diferencial entre os demais. É ampliar o conhecimento sobre sua marca, atrair e fidelizar clientes. É andar na mão certa, em um cenário tortuoso, rumo ao lucro.

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