top of page

Assessoria de imprensa para PMEs: cabe no orçamento e é vital para a estratégia

A percepção de que o serviço de assessoria de imprensa é necessário e possível somente para empresas de grande porte, com imagem consolidada no mercado, é comum. E errada. Investir em comunicação deve estar na estratégia de toda companhia que deseje construir uma presença sólida junto a seus públicos e crescer.

Pequenas e médias empresas precisam tanto da divulgação via imprensa quanto as maiores. Ou mais, afinal, tornar-se conhecido não é tarefa fácil e contar com profissionais treinados para construir, melhorar e manter a imagem na imprensa pode ser a mão na roda que o negócio precisa para conquistar visibilidade.

E credibilidade. A divulgação conquistada por divulgação editorial – aquela via notícia – passou pelo crivo do jornalista e do veículo, e o espectador sabe disso. Ao contrário da divulgação publicitária, em que a empresa paga para anunciar o que bem entender, a notícia não pode ser comprada – para conquista-la, é preciso ter um assunto relevante a oferecer, com uma fonte confiável e dados atraentes. Tudo isso é recebido pelo público de forma informativa, não puramente comercial, e ajuda na criação da imagem da empresa.

Tornar-se referência em seu nicho de atuação, atrair potenciais compradores, chamar a atenção de parceiros e fornecedores, despertar o interesse de talentos. Tudo isso são resultados de um trabalho de comunicação bem feito.

E para que este trabalho tenha o sucesso esperado, é preciso haver entendimento entre as partes. A empresa, seja de que porte for, precisa enxergar na assessoria de imprensa um parceiro confiável ao qual entregar suas informações, e a assessoria precisa oferecer ao cliente uma estratégia adequada ao seu perfil específico. Contratos de escopo padrão não existem nesse nicho: cada cliente tem necessidades únicas, e precisa de uma agência capaz de entende-las e atende-las à risca.

Isso inclui o preço praticado. O que afugenta pequenas e médias empresas em relação à assessoria de comunicação é, muitas vezes, a certeza de um valor elevado, construída pela prática de grandes agências.

Os contratos de grande porte justificam os valores, porém é possível encontrar preços adequados à realidade das PMEs ou profissionais autônomos em agências adeptas do atendimento a estas contas, que contam com profissionais capacitados a adaptar escopo e atendimento, formatando uma proposta viável.

O importante é buscar o serviço. Para uma pequena empresa, uma startup, um MEI, investir em comunicação é peça chave da estratégia de crescimento. Construir uma boa imagem e manejá-la com habilidade, tornando-a um referencial, é essencial para tornar-se competitivo. E sabendo que há opções no mercado para atender a esta demanda sem causar um rombo no orçamento, procurar por elas não apenas inteligente: é certeiro.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square
bottom of page